Entulho

Distinguindo o trágico do supérfluo

Metade dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo

Posted by iscariotes em 17 de janeiro de 2013

Fonte: Horizonte

Um estudo publicado por engenheiros do Reino Unido ligados à Institution of Mechanical Engineers revela que 50% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados anualmente. De acordo com o relatório, intitulado Global Food (Comida Global), isso corresponde a dois bilhões de toneladas de alimentos jogados fora por ano.

A Organização das Nações Unidas estima que até 2075 a população do planeta chegue a cerca de 9,5 bilhões de pessoas, ou seja, aproximadamente 2,5 bilhões de bocas para alimentar a mais do que atualmente. Em 35 páginas, o Global Food apresenta dados e propõe soluções para que o desperdício seja evitado, analisando as nações pelos diferentes níveis de desenvolvimento. A colheita ineficiente, o transporte inadequado e a falta de cuidado com os alimentos ao armazená-los são os principais problemas de locais como a África Subsaariana e o Sul da Ásia.

imagem_3171

Mesmo em países desenvolvidos, com técnicas agrícolas e transportes eficientesm, o desperdício ainda ocorre, principalmente pelas mãos dos vendedores e do consumidor. No Reino Unido até 30% da safra de vegetais não chega a ser colhida pela exigência de boa aparência dos alimentos pelos supermercados. Globalmente falando, isto representa 1,6 milhão de toneladas de frutas e legumes comestíveis que vão para o lixo. A cultura de incentivar o cliente a consumir além do necessário também é uma das culpadas pelo desperdício. Nos países desenvolvidos, entre 30 e 50% do que é comprado acaba indo para o lixo da cozinha.

No mundo todo, cerca de 3,8 milhões de metros cúbicos de água são gastos por ano. Só o setor agrícola utiliza 70% desta quantia, e de acordo com as previsões de crescimento demográfico, esta demanda deve aumentar significativamente nos próximos anos. Uma das soluções são os sistemas sustentáveis de irrigação por gotejamento, que, apesar de mais caros para serem instalados, podem melhorar em 33% a eficiência no uso da água.

Em http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1651/metade-dos-alimentos-produzidos-no-mundo-vai-para-o-lixo-diz-estudo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: